Perguntas e Respostas para Pacientes

O Serviço de Cirurgia do Quadril do Hospital Ortopédico de Passo Fundo apresenta um guia da Sociedade Brasileira do Quadril, desenvolvido com profundo embasamento científico, para sanar as dúvidas mais frequentes sobre consultas, patologias e técnicas cirúrgicas.

 

Por que um especialista de quadril?
O que é Artrose (Desgaste do Quadril)?
O que é Pubalgia?
Qual é a orientação para fratura de femur?
O que é IFA – Impacto Fêmoro Acetabular?

O quadril é uma articulação onde o osso da coxa (fêmur) se encontra com a pelve (acetábulo), como se fosse uma bola em um soquete. O movimento do quadril se faz com a cabeça do fêmur que deve ser totalmente esférica, e se articula com o acetábulo que também deve ser esférico e congruente (encaixado) na cabeca. Durante o movimento de flexão do quadril, o colo do fémur pode entrar em contato de forma anormal, devido a uma deformidade da cabeça do fêmur ou do acetábulo.

 

Essas alterações no formato e no funcionamento biomecânico do quadril é conhecido como Impacto Femoroacetabular (IFA). Podemos dizer que existe três tipos de impacto, CAM ou CAME, PINCER e Misto.

 

O primeiro, seria devido as alterações no formato entre o colo e cabeça do fêmur, defeito conhecido como CAM ou CAME. Nesta alteração, ocorre a perda da esferecidade da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo. Nestes casos, quando o paciente realiza o movimento de flexão e rotações, principalmente a rotação interna do quadril, como por exemplo entrar ou sair do carro ou ficar agachado, ocorre um impacto da deformidade da cabeça com a superfície acetabular. Isso pode provocar dor e resultar em alguns casos uma lesão do labrum ( cartilagem de proteção e que auxilia na lubrificação do quadril, localizada na periferia do acetábulo) ou desencadear uma artrose precoce da articulação do quadril.Essa lesão é mais comum no jovem atleta do sexo masculino numa relação de 3:1.

 

O segundo tipo, seria a cabeça do fêmur normal em contato com um acetábulo anormal, profundo ou retrovertido ( virado mais para trás), com uma cobertura maior que a normal sobre a cabeça do femur. Este tipo é chamado de tipo Pincer. Nestes casos o labrum pode ficar aprisionado, sofrer escoriações, pode achatar, degenerar, ocorrer formação de cistos ( lesões degenerativas) e ossificações.Também em alguns casos pode estar associado ao apareceimento de artrose precoce. Essas lesões são mais comuns em jovens do sexo feminino. A clínica tambem é similar ao tipo CAM, com piora na flexão e rotação do quadril.

 

O terceiro tipo, é o combinado ou misto, impacto tipo misto CAM e PINCER, que é o mais comum, pois essas alterações raramente ocorrem isoladas.

 

Sinais e sintomas:

O inicio pode ser gradual ou associado a um episódio agudo de dor. A dor em geral é maior durante a atividade física, gestos esportivos repetitivos ou determinados períodos em que o paciente fica em determinadas posições. Dores piora com movimentos de flexão, adução e rotações do quadril, principalmente a rotação interna. Pode apresentar movimento articular reduzido e em alguns casos pode-se ouvir estalidos em determinados movimentos do quadril. Devido a alteracão mecânica da articulação do quadril, descompensações nas articulações da pube, sacro íliacas e coluna lombar, podem ocorrer, e o paciente pode apresentar dores nestas regiões ( pubalgia, sacroileíte e lombalgia e ou lombociatalgia). O diagnóstico é clínico e por exames de imagens. O exame físico é parte importante para o diagnóstico, pois nem todo paciente com deformidades mecânicas ou morfológicas do tipo CAME, PINCER ou Mistos são sintomáticos, devendo ser investigado outras causas das dores no quadril.

 

Exames complementares:

É extremamente importante a Radiografia da Pelve (Bacia) e da articulação coxo femoral. Em alguns casos a Tomografia Axial Computadorizada e ou a Ressonância Nuclear Magnética ou Artroressonancia do quadril podem ser solicitadas conforme a necessidade ou não pelo médico assistente. Nem sempre há necessidade de todos os exames para comprovar diagnóstico.

 

Tratamento:

O Tratamento conservador não cirúrgico pode ser utilizado em casos específicos sendo principalmente baseados na modificação da atividade física, gesto esportivo, e mudar estilo de vida evitando atividades que causam dor, como flexões e rotações dos quadris ou atividades de impacto.

 

Fisioterapia para reequilíbrio muscular e postural podem auxiliar na tentativa de mudar hábitos e diminuir o impacto e consequentemente a dor e a degeneração. Porém os resultados são muito discutíveis e depende de cada tipo de deformidade e resposta ao tratamento nao cirúrgico. Medicação analgésica com anti inflamatórios, nas crises de dores podem ser administrados.

 

O tratamento cirúrgico é o mais efetivo na presença da patologia bem diagnosticada, podendo ser aberto (cirurgia convencional) ou artroscópio. Nestes casos trata-se a deformidade predominante, retirando as deformidades morfológicas patológicas CAME, PINCER ou Mistas. Além da reirada das deformidades, pode-se tratar as lesões do labrum com ressecções parciais, suturas ou reconstrução do mesmo. Nas lesões da cartilagem tanto da cabeça femoral como no acetábulo pré existentes, os métodos de tratamento são pouco resolutivos.

O que é Osteonecrose?
O que é DDQ – Displasia de desenvolvimento do quadril?
O que é bursite trocantérica ou do quadril?
O que é a articulação do quadril e onde fica localizado?
Artrose do Quadril
O que é impacto femoroacetabular tipo CAM (ou CAME)?
Artroscopia do quadril para tratamento do impacto femoroacetabular funciona?
O que é impacto femoroacetabular tipo PINCER?
Quais os principais sintomas do impacto femoroacetabular (IFA)?
Como é o tratamento do Impacto femoroacetabular?
A artroscopia do quadril cura ou previne a artrose?
Existe uma idade limite para fazer uma artroscopia no quadril?
Quais são as complicações que podem ocorrer em uma cirurgia de artroscopia de quadril?
Qualquer ortopedista, em qualquer hospital, tem condições de realizar uma artroscopia de quadril?
Quais são as indicações de uma artroscopia de quadril?
O que é a cirurgia de artroscopia do quadril e como é o pós operatório?
Posso correr após uma artroscopia?
Quanto tempo após uma artroscopia posso voltar a praticar esportes?
Posso jogar bola após uma artroscopia do quadril?
Fiz uma artroscopia no quadril, mas não consigo voltar a praticar esportes, por quê?
Qual a chance de eu ficar bom do impacto femoroacetabular com uma artroscopia de quadril?
Que tipo de movimento devo evitar se tenho impacto femoroacetabular?
Qual a diferença entre impacto femoroacetabular e artrose?
Toda dor que vem do quadril é impacto femoroacetabular?
Quais as opções de tratamento cirúrgico para a osteonecrose da cabeça femoral?
Osteonecrose da cabeça femoral é sempre de tratamento cirúrgico?
O que é osteotomia periacetabular e como é feita?
Qual a diferença de tendinite e bursite do quadril?
O que posso fazer para melhorar a minha tendinite do quadril?
Quais as opções para tratamento da lesão da cartilagem no quadril?
Quando a artroscopia do quadril já não é uma boa indicação e é melhor fazer a prótese?
Quais as indicações para viscosuplementaçao (ácido hialurônico) no quadril?
Qual é a melhor prótese de quadril?
Existe indicação na literatura médica para o uso do plasma rico em plaquetas (PRP) no quadril? Como isso pode ser feito no Brasil?
Todas as próteses são iguais?
Todas as próteses são iguais?
Quanto tempo dura uma prótese total de quadril?
A prótese de cerâmica é melhor?
Qual é a melhor prótese: cimentada ou não cimentada?
Posso fazer exercícios com prótese total do quadril?
Porque pessoas idosas quebram o quadril?
Fratura do colo do fêmur: como se trata?
Minha mãe e/ou meu pai idoso quebrou o quadril, e agora? Precisa operar?
Quando posso caminhar após uma cirurgia de fratura do quadril?
A fisioterapia é importante no pós-operatório da cirurgia do quadril?
Tenho mais de 80 anos, posso fazer cirurgia no meu quadril?
Minha mãe ou pai tem mais de 80 anos. Qual o risco da anestesia em caso de cirurgia?
Vale a pena colocar uma prótese de quadril após os 80 anos de idade?
As fraturas do acetábulo no idoso são de tratamento cirúrgico?
Minha mãe sofreu uma fratura do quadril e foi submetida a cirurgia há 7 dias, está em casa há 4 dias e hoje a perna operada começou a “inchar” mesmo utilizando anti-coagulante. O que devo fazer?
Meu pai fez uma prótese há 15 dias devido a uma fratura do quadril. Ele ainda corre o risco de ter trombose mesmo tomando anticoagulante?
Fraturas da pelve (bacia) no idoso: qual o tratamento?
Há algum tipo de prevenção para evitar fraturas do fêmur proximal em indivíduos idosos?
O paciente idoso fratura o quadril e cai, ou ele cai e fratura?
O que é fratura do colo femoral por estresse?